Distrito de Setúbal

Setúbal | Amílcar Cabral eternizado em mural no Bairro da Bela Vista

A figura de Amílcar Cabral está desde esta semana eternizada no Bairro da Bela Vista com um mural pintado por um colectivo de solidariedade, locais e representantes de diversas entidades.

O trabalho artístico foi “desenvolvido pelo Colectivo de Solidariedade Mumia Abul-Jamal e por moradores numa parede da Rua do Moinho, na Bela Vista, que, ao longo de toda a manhã do dia 4 de Março, acolheu o evento “Viver Amílcar Cabral – Pensar Pelas Próprias Cabeças”, no qual, além da pintura do mural, se debateu e reflectiu sobre os ensinamentos do líder histórico”, informa a Câmara de Setúbal via comunicado.

A obra foi desenvolvida numa iniciativa do Núcleo de Setúbal da Frente Anti-Racista, em colaboração com a Câmara Municipal sadina, a Junta de Freguesia de São Sebastião e a União das Freguesias de Setúbal.

Amílcar Lopes Cabral foi um político, agrónomo e teórico marxista da Guiné-Bissau e de Cabo Verde e considerado “um dos grandes líderes da luta de libertação nacional dos povos africanos”, que marcou todo um “período de fundamental avanço da emancipação social e nacional no mundo”.

Nasceu a 12 de Setembro de 1924, Bafatá, Guiné-Bissau e foi assassinado a 20 de Janeiro de 1973, Conakri, Guiné, por dois membros do partido que ele próprio ajudou a fundar, o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *