Distrito de Santarém

Sete anos e meio e expulsão do país para mulher que esfaqueou namorado

O colectivo de juízes do Tribunal de Santarém aplicou uma pena de sete anos e meio a uma mulher que tentou matar o namorado à facada num apartamento em Santarém durante uma discussão conjugal no feriado de 5 de Outubro de 2021.

Ficou assim dado como provado que Cristiane Oliveira, de 37 anos, agiu com a intenção expressa de matar Bruno Videira, de 28 anos, que acabou por ficar com uma cicatriz de 32 centímetros no peito.

A tentativa de homicídio foi o culminar de uma relação conturbada de quase dois anos, marcada pelos ciúmes doentios e possessivos da mulher de nacionalidade brasileira.

Segundo o acórdão, lido esta terça-feira, 6 de Dezembro, o episódio quase fatal começou numa discussão fútil, por causa da vítima ter estado a pintar um estabelecimento de estética de uma amiga de ambos, terminando numa troca de agressões na casa do casal, na Rua Pedro Santarém.

Ainda segundo o documento, em vez de sair do apartamento, Cristiane Oliveira foi à cozinha munir-se de uma faca, e regressou ao quarto para esfaquear Bruno, fugindo antes da chegada da PSP e deixando o namorado a esvair-se em sangue.

Recorde-se que a mulher andou a monte e só se entregou voluntariamente às autoridades cerca de um mês depois do crime, depois de ter estado escondida no Algarve.

Na última sessão do julgamento, a arguida disse ter agido em legítima defesa para se defender das agressões que estava a sofrer, mas o colectivo de juízes não só não deu qualquer crédito à sua versão dos factos, como sublinhou a “total frieza” das suas declarações e o facto de não ter mostrado qualquer arrependimento.

O Tribunal de Santarém absolveu Cristiane Oliveira da acusação de violência doméstica, mas aplicou-lhe, como pena acessória à tentativa de homicídio, a expulsão do país durante 10 anos, após cumprir o tempo de prisão.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *