CulturaSesimbraTurismoTV e Cinema

Sesimbra celebra o melhor do cinema com o festival Finisterra

O Festival Finisterra, que este ano celebrou a sua X edição, trouxe até Sesimbra o melhor do cinema virado para o turismo. O concelho e o Turismo de Portugal (que também marcou presença) acreditam que a beleza natural e arquitetónica existente no país podem chamar grandes produções cinematográficas. As mais recentes foram Velocidade Furiosa e Casa do Dragão.

O Cabo Espichel e a Arrábida são alguns dos cenários que Sesimbra oferece e que encantam os profissionais da imagem desde o primeiro minuto. O Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival tem como objetivo divulgar a região da Arrábida para o mundo do cinema e atrair realizadores e produtores a conhecer um dos melhores locais para filmagens no mundo. Durante estes dias foram mostradas várias curtas-metragens sobre esta temática.

Balmalla, filme sobre o castelo de Palmela que ganhou um prémio neste festival, e o Programa Atlantis (que tem como palco a vila e o mar de Sesimbra) são alguns dos filmes visionados neste festival. Este evento, para além das sessões de cinema teve palestras, momentos musicais, exposições e degustações. Estas degustações de vinhos, queijos e peixes de Sesimbra aconteceram na Fortaleza de Santiago. A responsável por este momento gastronómico foi Bia Baeta, antiga participante no Masterchef.

Exposições e momentos musicais encheram a programação do festival

As duas exposições, na Marginal e na Biblioteca Municipal, focaram-se em Cachoeira (onde aconteceu a edição brasileira) e nos dez anos do festival Finisterra. O Cineteatro Municipal João Mota foi o local que recebeu as sessões de cinema. Outros sítios icónicos de Sesimbra também receberam algumas das iniciativas que fizeram parte deste festival internacional. Estiveram presentes americanos, turcos ou italianos que aproveitaram a ocasião para mostrar o trabalho que realizam e trocar experiências.

Houve uma apresentação de Zbigniew Zmudzki, produtor polaco vencedor de um Óscar. No primeiro dos dias, a primeira parte da Conferência Internacional Cinema e Turismo, que foi organizada pela Universidade Lusófona, teve como um dos participantes o realizador Leonel Vieira (detentor da maior box-office do cinema nacional). Na conferência Turismo e Comunidade Local foram partilhados conhecimentos entre a relação da comunidade local e o turismo. Os participantes acreditam que o cinema pode ajudar a impulsionar o turismo.

O Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra e a escola de samba Tripa Cagueira foram os protagonistas de alguns dos momentos musicais que preencheram a programação deste festival. O festival Finisterra, criado pelo fotógrafo sesimbrense Carlos Sargedas, já teve uma edição feita fora do país, em território brasileiro. A nação convidada para a décima edição do Finisterra. O festival terminou com a cerimónia de entrega de prémios, onde esteve presente a Chefe Real do Havai.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *