BarreiroDistrito Setúbal

Serviço de Radioterapia do CHBM vai contar com novo acelerador linear

publicidade

No âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Lisboa 2020, foi autorizada a aquisição de um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), estando já concluída a sua instalação. Segue-se agora a fase de testes e, posteriormente, o licenciamento do equipamento para o inicio da sua atividade. 

Com um investimento de 2,4 milhões de euros, este acelerador linear vai substituir um dos dois equipamentos existentes no Serviço de Radioterapia, que já se encontrava desatualizado face à evolução técnica e científica verificada nos últimos anos. O novo equipamento permitirá aumentar a capacidade de resposta interna para tratamentos complexos; aumentar a precisão do tratamento a realizar; reduzir o tempo de tratamento para os tratamentos complexos; e diminuir os efeitos secundários.  

Recorde-se que o Serviço de Radioterapia do CHBM iniciou a sua atividade em maio de 2005 e foi o primeiro serviço público a dispor desta terapêutica a sul do rio Tejo. Na sua abertura dispunha de um acelerador linear, um simulador e um sistema de planeamento computorizado tridimensional, tendo ficado desde logo as suas instalações preparadas para receber mais um acelerador linear, que foi instalado em 2010.  

Certificado pela norma ISO 9001 desde 2009, o Serviço de Radioterapia realizou 25.849 tratamentos durante o ano de 2019. 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui