Parceiros
País

SENEC na Argentina para promover a II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (SENEC), Francisco André, reforçou, em Buenos Aires, o compromisso de Portugal para a criação de um sistema multilateral forte em matéria de governação e sustentabilidade dos oceanos.

- publicidade -

Na primeira das três “Flagship Blue Talks”, que se realizarão também em Angola e no Japão, Francisco André interveio na sessão de abertura, ao lado do ViceMinistro das Relações Exteriores da Argentina, Pablo Tettamanti, e da Coordenadora Residente das Nações Unidas naquele país, Claudia Mojica.

Recordando a urgência em redobrar esforços em prol da sustentabilidade dos oceanos por parte de todos os atores públicos e privados, o Secretário de Estado Francisco André sublinhou o potencial que os oceanos têm em diversas áreas, em especial o conceito da Economia Azul, aliado às transições verde e digital.

Defendeu ainda a adoção de soluções tecnológicas inovadoras para a preservação dos oceanos como elemento absolutamente crucial para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

O SENEC valorizou ainda a dimensão humana dos oceanos, destacando que o investimento político, económico e tecnológico neste domínio representa uma oportunidade crucial para promover maior igualdade e inclusão, em particular das mulheres nos setores das pescas e da aquacultura, pugnando por investimento sustentável e inclusivo apoiado por programas de qualificação e de capacitação nestas indústrias. Sublinhando a sintonia partilhada por Portugal e pela Argentina sobre o valor essencial dos oceanos, enquanto património comum que deve ser protegido por todos os países, o SENEC apelou a uma ampla participação da Argentina na II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em prol da concretização dos Objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

A “Flagship Blue Talk” realizada em Buenos Aires, iniciativa de âmbito regional, organizada conjuntamente por Portugal, pela Argentina e pelas Nações Unidas, integra-se num ciclo maior de cerca de 60 “Blue Talks” promovido, em quatro continentes, pela rede diplomática portuguesa, durante os três meses que NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL antecedem II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que terá lugar em Lisboa, entre os dias 27 de junho e 1 de julho.

Estes diálogos visam promover e ampliar o debate, partilhar experiências, refletir sobre os oceanos, sobre o seu valor e relevância, assim como abordar soluções que permitiram protegê-los e aumentar a sua riqueza.

Ao mesmo tempo, pretende contribuir-se para enriquecer as discussões, aprofundar sinergias e alcançar resultados mais significativos e concretos na II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. Durante estes quatro dias de visita à Argentina no quadro da preparação da II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, o SENEC teve ainda oportunidade de reunir-se com as autoridades argentinas, incluindo com o seu homólogo, o Vice-Ministro para as Relações Exteriores, Pablo Tettamanti, com o Ministro do Ambiente, Juan Cabandié, e com o Ministro da Cultura, Tristán Bauer, abordando o aprofundamento da cooperação em domínios como a economia, o ambiente e a cultura.

Foi também recebido na Câmara de Deputados da Nação Argentina e na Câmara Legislativa do Governo da Cidade de Buenos Aires. Além de ter visitado o Centro de Língua Portuguesa e a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, encontrou-se com representantes de empresas e da sociedade civil argentina.


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário