Agenda

Semana Europeia da Mobilidade decorre com várias iniciativas na AML

Até ao dia 22 de Setembro está a decorrer mais a 21.ª Semana Europeia da Mobilidade, com várias actividades programadas na Área Metropolitana de Lisboa, após dois anos em que não foi assinalada.

A Semana Europeia da Mobilidade surgiu em 2002, na sequência do Dia Europeu Sem Carros, iniciativa que começou em 2000, assinalado a 22 de Setembro, e que foi criado para a consciencialização sobre os problemas relacionados com o uso do automóvel nas cidades e o consequente declínio da qualidade do ar.

‘Melhores ligações’ é o tema central da edição 2022, que pretende incentivar a reflexão sobre estas questões e promover hábitos de mobilidade urbana mais eficientes, mais sustentáveis e mais saudáveis.

Uma das iniciativas que vai ter lugar no dia 22 de Setembro será organizada pela FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta), que convida todas as empresas e instituições sediadas em Lisboa a incentivarem os seus colaboradores a irem para o trabalho de bicicleta no Dia Europeu Sem Carros.

Em Almada, esta quarta-feira, 21 de Setembro, entre as 09h00 e as 12h30, no Fórum Municipal Romeu Correia (Sala Pablo Neruda), será apresentado o Plano Climático que Almada pretende desenvolver, para cumprir as metas de redução de emissões a nível local e europeu até 2030. Serão também partilhadas várias experiências locais e regionais de projectos de adaptação e mitigação das alterações climáticas, incluindo experiências bem-sucedidas onde clima e mobilidade agem de mãos dadas pela qualidade de vida das cidades.

Para participar é preciso inscrição pelo e-mail diacs@cma.m-almada.pt, e terá transmissão online.

O município do Barreiro vai integrar a campanha da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) com um evento a realizar no dia 22 de setembro, das 14h30 às 17h00, nas instalações da StartUp Barreiro, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a S.Energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, tem entrada gratuita, não carecendo de inscrição.

Em Setúbal, no dia 22 de Setembro, parte da Avenida José Mourinho fica reservada a peões, ciclistas e transportes públicos entre as 09h00 e as 17h00, no âmbito da adesão de Setúbal ao Dia Europeu Sem Carros, que encerra a Semana Europeia da Mobilidade.

O encerramento ao trânsito automóvel vai ter lugar entre o troço da Avenida José Mourinho compreendido entre a Travessa da Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel das 09h00 às 17h00 de 22 de setembro, realizando-se nesse local uma exposição de veículos mais amigos do ambiente – viaturas elétricas, híbridas e modos suaves –, com a hipótese de test-drives.

No mesmo dia, entre as 09h00 e as 10h00 na Praça de Bocage, volta a ter lugar a iniciativa “Bike to Work”, promovida pelo projeto “Somos CMS”, com a qual se apela aos colaboradores municipais e à população em geral para realizarem de bicicleta o trajeto diário entre a residência e o local de trabalho.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *