PaísSeixal

SEIXAL – Manifestação pacifica contra o racismo e violência policial

Cerca de centena e meia de pessoas concentraram-se esta tarde frente aos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, numa manifestação pacífica contra o racismo e a violência policial, acompanhados de um forte contingente policial.

Com palavras de ordem como ‘Racismo Nunca Mais’, ‘Fascismo, Racismo, não passarão’ e ‘Nem menos, nem mais, Direitos Iguais’, os manifestantes usaram do microfone para expor algumas situações que consideram de racismo na sociedade portuguesa.

DIÁRIO IMAGEM

Organizada por vários movimentos e associações, como o Coletivo Consciência Negra, a SOS Racismo, a Plataforma Gueto, a FEMAFRO – Associação de Mulheres Negras, a manifestação pretendeu chamar a atenção para o problema da violência policial em bairros sociais, e apontar o dedo ao Estado por não agir perante as queixas.

DIÁRIO IMAGEM

“Queremos alertar o Chefe do Governo para o que se passa nos bairros, onde a polícia entra logo de forma violenta, de cada vez que ali vão. É preciso adaptar o sistema para que os policias usem camaras de filmar quando fazem intervenções e depois se desmascarem as mentiras, sobretudo quando dizem que foram recebidos à pedrada”, referiu um dos intervenientes.

DIÁRIO IMAGEM

Joaquim, morador no Bairro de Vale de Chícharos, frisou que “a intervenção da polícia ali nunca é como nos outros bairros, entram logo à porrada. E depois nas televisões vemos os debates onde apresentam os polícias como os bons. Não são todos iguais, mas os que cometem faltas têm de ser castigados, como os que agrediram barbaramente aquela família no domingo.”

DIÁRIO IMAGEM

Outro dos manifestantes referiu que “o que acontece na Jamaica, acontece todos os dias nos bairros da periferia e não pode voltar a acontecer. Como é que as pessoas se podem sentir seguras ao pé de uma farda, quando assistem a estas coisas e as vivem? Gritamos, mas parece que ninguém nos ouve.”

DIÁRIO IMAGEM

Na manifestação esteve Mamadou Ba, da associação SOS Racismo, contra a qual o PNR convocou uma manifestação esta sexta-feira em frente ao Ministério da Administração Interna, seguida de uma marcha lenta até à sede do Bloco de Esquerda.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *