AgendaSeixal

Seixal | ‘Do Princípio do Mundo’ apresentado na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro

A Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no Seixal, vai receber no próximo dia 4 de fevereiro, sábado, às 16h00, a inauguração da iniciativa ‘Do Princípio do Mundo’, no âmbito da residência artística de Fernando Mota, que decorreu naquele espaço entre setembro e novembro de 2022.

Esta ação contempla a criação e edição de objetos artísticos de várias naturezas e linguagens, aprofundando a pesquisa iniciada pelo artista em 2020, em plena pandemia, com o filme «7 Poemas para Um Mundo Novo», apresentado no Moinho de Maré de Corroios e premiado posteriormente com o Prémio Melhor Direção de Fotografia em Filme de Arte e Ensaio. Fernando Mota desenvolve e cria instrumentos musicais e objetos sonoros a partir de árvores, rochas e outros elementos da natureza.

O concerto ‘Do Princípio do Mundo’, dirigido ao público juvenil e adulto, junta instrumentos musicais experimentais (criados a partir de árvores, rochas e outros materiais naturais) a um conjunto de pesquisas e técnicas que procuram gerar música e expressão sonora através da manipulação da água, da terra, do vento e de vários elementos e matérias da natureza.

Cada vez mais, há um carácter espiritual e ritualista no trabalho de Fernando Mota, utilizando os instrumentos e objetos sonoros que constrói enquanto ferramentas para criar espaços de evocação e transcendência.

Este projeto inspira-se nos 5 elementos naturais da cultura chinesa – madeira, fogo, terra, metal e água – bem como nos 5 elementos da cultura ayurvédica indiana: espaço, ar, fogo, água e terra.

É a partir destes princípios que surge a proposta de realização deste projeto, na Quinta da Fidalga, nomeadamente na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, com a inspiração no elemento água por ser, historicamente, um elemento estruturante da organização deste jardim, quer pela presença do seu antigo sistema de irrigação, pelos tanques, fontes e, claro, pelo lago de maré. A proximidade com o rio Judeu é também um dos fatores de inspiração do projeto.

Também nesse dia, pelas 10h30, haverá lugar a um passeio sonoro, ou seja, uma caminhada na Quinta da Fidalga, aberta ao público em geral e com a duração de 45 minutos, focada em ouvir o meio ambiente e orientada para a fruição dos sons, independentemente da sua origem ou significado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *