Moita

Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves na Moita

Município recebeu cerimónia de Homologação do Acordo de colaboração no âmbito do "1º direito" para o Município da Moita

Esta quinta-feira, dia 8 de setembro, na Delegação do Vale da Amoreira, da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, realizou-se a Cerimónia de Homologação do Acordo de Colaboração entre a Câmara Municipal da Moita e o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que vem possibilitar o acesso ao financiamento do “1º Direito”, que é o Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, e que se enquadra na Estratégia Local de Habitação do Concelho da Moita.

Esta iniciativa contou com a presença da senhora Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.

O presidente da Câmara Municipal da Moita, afirmou que “Este dia marca mais um passo importante na vida do nosso concelho e das nossas populações”, referindo que a homologação “vai permitir apoiar, no total, quase 900 pessoas de mais de 300 agregados familiares que vivem, em condições habitacionais indignas no nosso município, entre reabilitações, construções e novas aquisições. É uma realidade à qual não devemos, não queremos fechar os olhos e foi por isso que dos, aproximadamente 100 agregados inicialmente sinalizados com situações de carência habitacional e após um estudo mais aprofundado, os dados foram atualizados e conseguimos aumentar para 167, os novos agregados a serem apoiados”.

O município, prevê assim a reabilitação de 167 fogos habitacionais, a construção de 157 novas habitações e aquisição de 10 frações, de forma a abranger os agregados familiares que estão sinalizados em situação de vulnerabilidade.

O autarca, referiu que “Sendo o horizonte temporal relativamente curto importa atender às situações de maior urgência que encontrarão resposta, sobretudo, via investimento público. Sabemos que é necessário ir mais longe, temos essa ambição e por isso reitero o compromisso, por parte da Câmara Municipal da Moita, de continuar a trabalhar para que possamos chegar a cada vez mais pessoas”.

Marina Gonçalves, Secretária de Estado da Habitação, sublinhou que “hoje iniciamos aqui um trabalho para dar resposta, só através deste acordo de colaboração, a mais de 300 famílias e a assumir uma responsabilidade que é de todos, um direito universal e de salvaguarda do estado social, e por isso é que é tão importante o que estamos a fazer aqui hoje: assinalar um primeiro momento de um trabalho muito grande que o Município da Moita tem pela frente, que é a vontade de priorizar uma estratégia de promoção de acesso à habitação e, para a qual temos trabalhado ao longos dos últimos meses para concretizar no território”.

Na cerimónia, procedeu-se à assinatura do Acordo de Colaboração pelo Presidente da Câmara Municipal Moita, Carlos Albino e, pela Presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Isabel Dias.

Este acordo foi então homologado por Marina Gonçalves, Secretária de Estado da Habitação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *