Santiago do Cacém

Santiago do Cacém integra Associação de Municípios do Portugal Romano

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém é uma das nove autarquias que constitui a recém-criada Associação de Municípios do Portugal Romano, integrando a sua direção.

A entidade, formalmente constituída no dia 3 de março, em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, pretende preservar a herança romana e promover o turismo cultural.

O presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, sublinhou que «tendo no concelho o sítio arqueológico de Miróbriga, que regista 15 mil visitas anuais, e que é de facto um dos expoentes máximos a nível nacional do Romano, fazia todo o sentido integrarmos esta Associação».

Álvaro Beijinha considerou que a questão mais importante «é a promoção e valorização do património, que estes municípios possuem. Temos a obrigação de criar e potenciar uma rede de municípios que possa valorizar este património, e criar perspetivas de financiamento comunitário”.

O autarca prevê que a Associação de Municípios do Portugal Romano desenvolva «um trabalho em rede e articulado para a valorização da presença romana no país, que foi um momento importante na História».

O processo partiu da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova que endereçou o convite para que Santiago do Cacém fizesse parte de uma associação que valorizasse esse património e promovesse as suas potencialidades turísticas.

A Associação pretende ser um veículo para conseguir agregar vontades e para reivindicar um programa específico no próximo quadro comunitário. Entretanto, já existem mais municípios interessados em integrar o projeto. Entre os objetivos estão a criação da Rota do Romano e estabelecer parcerias europeias, particularmente com a Rede de Cidades Romanas do Atlântico.

Integram a Associação de Municípios do Portugal Romano, como fundadores, as Câmaras Municipais de Ansião, Braga, Oliveira do Hospital, Penela, Santiago do Cacém, Seixal, Tomar e Vidigueira.

Fonte: CM de Santiago do Cacém


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *