CulturaDistrito de Portalegre

Roncas de Elvas já começaram a sair à rua

Homens e mulheres fizeram renascer uma tradição que estava adormecida na zona de Elvas e já são um êxito em toda a região e até em Lisboa.

O grupo de Roncas de Elvas não tem mãos a medir e o grupo de homens e mulheres não param. O ano passado, o grupo de Roncas de Elvas atuou em vários programas televisivos e também andaram pelas ruas da baixa pombalina [Lisboa] a relembrar todos os que passavam pelas ruas da capital de tempos árduos com cheirinho alentejano.

Para além disso, o grupo tem sido as delícias das redes sociais, com a colocação de vídeos das suas atuações na sua maioria em hotéis.

O grupo também se prepara para a época natalícia e com ela vem o cantar ao menino e as janeiras. Em Elvas, as Roncas normalmente são guardadas em casa e só são usadas perto do Natal. Existe um provérbio popular que “As Roncas não se emprestam”, pois corre-se sempre o risco que a devolvam danificada e imprópria para os cantes natalícios.

Para os ver, vá estando atento, pois andaram certamente perto de si.

O que são Roncas

A Ronca é um instrumento musical que normalmente acompanha os cantos de Natal em Elvas. Uma estrutura em barro com uma cana silvestre e pele de cabrito que é a preferida. A sua montagem é simples, coloca-se a pele na boca da ronca, ata-se a cabeça da cana no centro da pele e pronto já está.

Está pronta a usar e a ouvir o som único.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *