Palmela

Ritual da Queima do Judas volta este ano reinventado

- publicidade -

A tradição da Queima do Judas volta este ano em Palmela, mas de uma forma diferente e original, “com a distribuição, pela população, do Jornal e oKit da Queima do Judas e com a divulgação de um vídeo”, explica a nota de imprensa do município.

Depois de um intervalo de dois anos devido à pandemia covid-19 a celebração da Queima do Judas retoma este ano com algumas alterações.

“Assim, os testamentos que seriam habitualmente lidos pelas ruas de Palmela vão ser partilhados com a população através do Jornal da Queima do Judas, que vem renovar o importante trabalho desenvolvido pelos grupos de teatro e associações locais na manutenção da vida cultural do concelho”, explica.

“Irá também ser distribuído, mediante reserva (através do 212 336 630), oKit Queima do Judas, com ilustrações de Zé Nova, para recortar, montar e colar. E será publicado no “3 de abril, noYoutube e Facebook Palmela Município, a um vídeo que recorda as edições anteriores deste ritual”, competa.

Sobre a tradição

“Recuperada pelo Município em 1995, no âmbito do Programa Municipal do Teatro, numa parceria com os grupos de teatro e associações locais, a Queima do  Judas é um ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da primavera e ao início de um novo ciclo de vida, saindo à rua, anualmente, no Sábado de Aleluia (antes do domingo de Páscoa). Todos os anos, envolvia centenas de pessoas, que percorriam as ruas do Centro Histórico de Palmela, terminando num grande encontro/convívio no Largo de S. João.”

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui