CulturaCuriosidadeEducaçãoHistoriaSesimbraTurismo

Revista Akra Barbarion revela os vestígios arqueológicos existentes em Sesimbra

A Capela do Espírito Santo dos Mareantes recebeu a apresentação da sexta edição da revista Akra Barbarion – Sesimbra, Cultura e Património. Durante a apresentação desta nova edição, a vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Felicia Costa, destacou a importância da publicação para ajudar a dar a conhecer a «riqueza patrimonial do concelho nas suas múltiplas valências».

Presentes na capela também estiveram colaboradores que assinaram artigos em revistas anteriores. A Akra Barbarion foi editada pela primeira vez em 2015 e pretende apoiar a difusão da história e cultura sesimbrenses. Esta revista apresenta um conjunto de textos sobre a história e o património concelhio. Os artigos apresentam novos estudos e elementos que ajudam a reforçar o conhecimento que os leitores possuem sobre os saberes de Sesimbra.

Todos os artigos são assinados por colaboradores que apresentam um vasto conhecimento sobre o património histórico, arquitetónico e artístico que Sesimbra apresenta. Ao longo destas páginas apresenta-se um pouco sobre as investigações arqueológicas alguma vez realizadas no concelho e os projetos de reabilitação em curso, como é a Lapa do Bugio (descoberta em 1957 por Rafael Alves Monteiro) e os Lagares de Azeite.

A Lapa, que fica na Azoia, é uma Necrópole do Neolítico final e Calcolítico. Destaque também para um artigo que apresenta os resultados dos trabalhos arqueológicos feitos durante a recuperação do Aqueduto do Santuário de Nossa Senhora do Cabo. Este artigo foi apresentado por uma das suas autoras, a investigadora Luciana Jesus. Esta revista pode ser consultada e adquirida em papel na Biblioteca Municipal de Sesimbra.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *