AtualidadeDistrito de LeiriaPaís

Reitor do Santuário de Fátima elogia “enorme responsabilidade” dos peregrinos

O Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, sublinhou esta manhã o comportamento “responsável” dos peregrinos que têm visitado o espaço de culto nestes dias de desconfinamento.

Em declarações aos jornalistas no âmbito da Peregrinação Aniversário de 12 e 13 de junho, evocativa da segunda aparição da Virgem Maria aos Pastorinhos, Carlos Cabecinhas admitiu que o Santuário esperava “mais peregrinos” nos primeiros dias em que as celebrações voltaram a ter assistência de fiéis.

O responsável justifica essa menor afluência com a “prudência e receio” que, nestes dois últimos feriados de 10 e 11 de junho, foram superados pela “confiança”, tendo o recinto de oração já um número significativo de fiéis.

O padre Carlos Cabecinhas ressaltou a prudência e o respeito pelas normas de segurança que os peregrinos têm demonstrado. Mesmo no recinto, ao ar livre, os “peregrinos têm usado máscara” e cumprido as distâncias de segurança.

Umas dificuldades que o Santuário está a ter prende-se com o espaço do oferecimento de velas, no tocheiro que está atrás da Capelinha das Aparições. “Os peregrinos têm de esperar muito tempo para acender as suas velas, mas não temos solução”, refere o Reitor. O facto de se estar a cumprir o distanciamento social tem provocado filas significativas no recinto para se depositarem as velas, mas no geral os fiéis “esperam pacientemente”, mostrando uma “enorme responsabilidade” por si e pelos outros.

Sobre a peregrinação de agosto, sendo uma data que tradicionalmente leva ao Santuário um grande número de devotos, Carlos Cabecinhas considera “prematuro assumir um compromisso” sobre os moldes da peregrinação de 12 e 13 desse mês. “É uma incógnita, em relação àquilo que é a evolução da própria situação sanitária”, acrescentou.

As celebrações de 12 e 13 de junho deste ano vão ter início esta sexta-feira, com a oração do Terço na Capelinha das Aparições às 21h30 seguido de Procissão das Velas, sendo presididas por D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *