AtualidadeDistrito de Santarém

Regressam as celebrações pascais ao Santuário de Fátima, com forte aposta no digital

O santuário de Fátima vai reforçar as celebrações na Semana Santa e Páscoa, já sem restrições à participação dos peregrinos, mas mantendo a prudência, evitando gestos e comportamentos que possam envolver riscos. Por isso, continuará a ser obrigatório o uso da máscara durante as celebrações da Páscoa.

De acordo com o Santuário de Fátima, dois anos depois “da difícil situação da pandemia”, que marcou as Celebrações Pascais em 2020 e 2021, regressam ao Santuário as grandes cerimónias que assinalam a Morte e a Ressureição de Cristo, a data mais importante para os cristãos.


No próximo domingo tem início a Semana Santa, com a celebração do Domingo de Ramos. Após a recitação do Terço, às 10h00 na Capelinha das Aparições, será realizada uma procissão no Recinto de Oração.

Este ao litúrgico lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, onde viria a morrer. Depois, será celebrada Missa pelas 11h00 no altar exterior do Recinto.


Ainda neste dia, será rezada a oração da Via-Sacra, também no Recinto, lembrando os passos de Jesus Cristo desde que foi condenado até à sepultura.


As celebrações principais do Tríduo pascal serão transmitidas online. Na Quinta-feira Santa, será celebrada a Missa da Ceia do Senhor, às 18h00. À noite, pelas 23h00, haverá uma Vigília que evocará a agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras de Jerusalém.


Na Sexta-feira Santa, a celebração da Paixão e Morte de Cristo será o ponto alto do dia, pelas 15h00, hora exata em que Jesus terá morrido.


Já no Sábado Santo, dia de silêncio, haverá apenas orações simples, como as do Terço, na Capelinha. À noite, a Vigília Pascal será celebrada pelas 22h00.


Serão também transmitidas online as orações de Laudes (oração da manhã) e Vésperas (oração do final da tarde) tal como a Vigília da Agonia do Senhor, na Quinta-feira Santa à noite.


As celebrações do Tríduo Pascal – Missa da Ceia do Senhor, Paixão e Vigília Pascal – terão ainda a interpretação em Língua Gestual Poftuguesa quer na transmissão`online´quer na própria celebração.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *