Distrito de LisboaDistritos

Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa celebra 626º aniversário

O Regimento de Sapadores dos Bombeiros de Lisboa juntou-se dia 19 de maio numa cerimónia célebre para comemorarem o 626º aniversário em conjunto com as comemorações do Dia da Unidade.

Devido ao contexto pandémico, a cerimónia foi redimensionada para formato online de modo a estar ao acesso de todos através o Facebook. No local, marcou presença o vereador da Proteção Civil, engenheiro Miguel Gaspar, entidade que presidiu as comemorações.

O evento contou com uma programação completa e bem estruturada, com um momento solene inicial de homenagem aos bombeiros que prestaram serviço em todo o regimento e que vieram a falecer, sendo presidido por um momento de partilha e imposição de medalhas.

Nas palavras do tenente-coronel Tiago Lopes, é reforçada a gratidão que sente pelo trabalho que vem a desenvolver com o regimento e sublinha ainda que “neste contexto de dificuldade, o regimento de sapadores bombeiros conseguiu primar pela capacidade de adaptação e resposta, servindo de exemplo para uma vez mais exaltar a capacidade de resistir com elevação e grandeza”.

Foi relembrado o grande esforço por parte dos bombeiros sapadores em se adaptarem para prestar serviço à região em tempos pandémicos, nomeadamente através da prestação de serviços na área de matéria perigosa e no apoio incondicional na construção de um Hospital de Campanha em Lisboa.

“Iremos apostar, não só na aquisição, mas também na manutenção de contratos essenciais para a nossa operacionalidade”, promete o coronel Tiago Lopes sobre o futuro da aquisição de novos equipamentos e do investimento feito para dar resposta às necessidades do município.

Miguel Gaspar, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, realça ainda o reconhecimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido na região e por todo o espírito de coesão e força de equipa.

“Se a cidade espera coragem e abnegação dos seus sapadores, também não posso deixar de sublinhar a humanidade”, afirma.

Recorde-se que o Regimento de Sapadores Bombeiros é uma unidade orgânica articulada com a Câmara Municipal de Lisboa, contando com 11 quarteiros distribuídos pela região e com um corpo de trabalho superior 900 sapadores. A missão que encarregam passa por “assegurar as atividades de proteção, comando e socorro” bem como “colaborar em todas as atividades de proteção civil na cidade de Lisboa”.

A sua génese remete ao reinado de D.João I, numa tentativa de combate e prevenção de incêndios na cidade e continua presente até aos dias de hoje na missão e visão dos bombeiros sapadores.

No seu discurso, o engenheiro destaca ainda o trabalho que precisa de ser feito pelo regimento, sendo este o voto de confiança dado pelos moradores de Lisboa. “O valor de exigência dos sapadores é muito alto e o que é exigido de vós é muito simples, excelência. São os melhores a nível nacional, devem estar entre os melhores a nível internacional”.

Acompanhe a cerimónia em: https://www.facebook.com/RSBLisboa/videos/527099418633402 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *