Sociedade

Rede social TikTok alvo de dois processos em Portugal

A rede social TikTok está a ser alvo de dois processos judiciais em Portugal, movidos pela organização não-governamental Ius Omnibus, que pede a condenação da plataforma chinesa por práticas ilegais e indemnizações que podem chegar aos 1,12 mil milhões de euros.

As acções foram entregues esta terça-feira no Juízo Central Cível de Lisboa e cobrem os utilizadores com menos de 13 anos, para os quais a associação de defesa dos direitos dos consumidores reclama uma indemnização global até 450 milhões de euros, mas também os utilizadores do TikTok com idade superior a 13 anos, cuja acção contempla um pagamento no total de 670 milhões de euros.

Em causa está a demonstração de que a plataforma, propriedade do grupo chinês ByteDance, não aplica os mecanismos necessários para impedir o registo e a utilização por parte das crianças sem autorização dos pais ou representantes legais. Na acção que visa os utilizadores com mais de 13 anos são invocadas “práticas comerciais enganosas” e “políticas de privacidade opacas”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *