Distrito de Setúbal

PS Setúbal considera “absolutamente insignificante e ridícula” a redução do IMI em uma centésima

O PS Setúbal considera que a redução do IMI por parte da CDU em uma centésima (de 0,44% para 0,43%) é "absolutamente insignificante e ridícula".

O PS Setúbal considera que a redução do IMI por parte da CDU em uma centésima (de 0,44% para 0,43%) é “absolutamente insignificante e ridícula” e criticou a concessão do novo estacionamento tarifado.

Num comunicado enviado ao Diário do Distrito, o PS Setúbal refere que “vem defendendo há vários anos a redução progressiva da taxa de IMI aplicada aos prédios urbanos, com vista ao desagravamento da carga fiscal de responsabilidade municipal aplicada aos setubalenses e azeitonenses.

“Pese embora o escalonamento de minorações e majorações nas ARU de Setúbal e Azeitão, estas são de aplicação naturalmente localizada e consubstanciam um instrumento fiscal de apoio à regeneração urbana – não impactam na generalidade dos cidadãos e não refletem uma política fiscal mais justa, de alívio dos cidadãos e da classe média e de aproximação à realidade fiscal quer de concelhos limítrofes, quer de outros concelhos de dimensão semelhante ao nosso”.

O PS recorda que “na última reunião de câmara apresentou uma proposta de redução da taxa de IMI da atual 0,44 para 0,40, que foi chumbada pelo executivo CDU. O mesmo executivo que chumbou a proposta do PS acabou por apresentar e aprovar a redução de apenas 0,01 para 0,43.

Não obstante tratar-se de uma redução como temos vindo a defender, o PS considera-a absolutamente insignificante e ridícula, tendo em conta que o mesmo executivo CDU aprovou recentemente a concessão do novo estacionamento tarifado que representa um aumento de mais de 500% do número de lugares pagos, e com um aumento das tarifas face aos valores cobrados atualmente.

Nesse sentido se justifica a nossa abstenção. Sobre a ajuda do executivo CDU às famílias setubalenses em tempo de crise económica e social, fica, portanto, claro o embuste”.

Apontam o dedo ao executivo, dizendo que a “reduz o IMI em 0,01 mas depois aumenta o estacionamento pago em mais de 500%, dando assim com um dedo, o que depois vem retirar com as 2 mãos“. No final, os socialistas sublinham que “Setúbal merece mais e melhor e os setubalenses e azeitonense podem contar com o PS para continuar a lutar por uma política fiscal mais justa que alivie os orçamentos das famílias e mais atrativa para a as empresas”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *