Distrito de Setúbal

PS destaca a sua posição na redução do IRS e IMI em Setúbal

O Partido Socialista convocou uma conferência extraordinária com a imprensa, esta terça-feira, no Mercado do Livramento. Em causa está a descida da taxa dos impostos IMI e IRS aprovada, na reunião de câmara de dia 15, com votos contra da bancada da CDU.

A conferência de imprensa começou com a acusação, por parte do partido socialista, ao presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, de “não querer dialogar nem querer encontrar consensos com a oposição”.

Fernando José, vereador do PS na Câmara de Setúbal, menciona que a proposta da redução da taxa de IMI e da taxa variável do IRS é  “favorável aos setubalenses”. Algo que na visão do executivo CDU é o oposto. Segundo André Martins a redução deste imposto “pouco ou nada irá afetar” quem tem poucos rendimentos, dizendo que o valor que era retido nos dois impostos provinha de “classes superiores”.

“É importante perceber que as propostas podem ser apresentadas a partir do dia 1 de janeiro”, diz Joel Marques, vereador do PS, referindo que redução de taxas e impostos são “assuntos que têm de estar em discussão a partir do início do ano”. Ponto que não foi concordado pelo presidente André Martins, que mencionou ser “cedo” para apresentar a proposta.

Joel menciona que a proposta “não vai prejudicar” de nenhuma maneira significativa os rendimentos da Câmara Municipal de Setúbal. Expõe ainda que irá ser abatido um valor de 1 milhão e 593 mil euros no orçamento da câmara, “um montante não significativo perante o orçamento de 140 milhões da câmara”. Joel remata ao dizer que “apesar de esse valor ser tirado do município” é dinheiro a mais que “está no bolso dos setubalenses”.

Segundo as contas, apresentadas pelo executivo do PS, uma casa que tenha um valor patrimonial de 150 mil euros terá uma redução no IMI anual de 45 euros. Neste ponto do vista, Paulo Lopes, refere que é “uma ajuda a todas as famílias setubalenses” no combate à inflação.

Recordamos o leitor que a proposta de redução da taxa de IMI e da taxa variável do IRS foi aprovada na reunião de câmara de dia 15, mas será colocada em nova votação na Assembleia Municipal do dia 24 deste mês. O Partido Socialista está convencido que todos os partidos irão votar a favor da proposta menos a CDU.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *