Atualidade

‘Projecto Panthalassa’ inicia mega-operação de limpeza da costa portuguesa

A Associação Brigada do Mar iniciou esta sexta-feira, 7 de Janeiro, o projecto Panthalassa que será a maior ação de descontaminação da costa portuguesa realizada até hoje pela associação.

A ação irá durar 18 meses e contará com 15 ações ao longo de 350 quilómetros do litoral de Portugal Continental.

Entre janeiro de 2022 e junho de 2023 a iniciativa ‘Panthalassa’ vai incidir, por etapas, em 350 quilómetros de areais (dos 943 quilómetros de toda a costa), entre Viana do Castelo e Monte Gordo. 

A recolha de lixo e resíduos de dimensão superior a uma garrafa de plástico de litro e meio, será feita por equipas de voluntários da Brigada do Mar, que tem como estimativa a recolha de 80 toneladas de resíduos.

A operação Panthalassa vai ainda recolher dados referentes a animais mortos (golfinhos, tartarugas, aves) e estas informações serão partilhadas com instituições e organizações que trabalham na área ambiental e da sustentabilidade, como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves (SPEA) e Rede de Arrojamentos.

Os resíduos recolhidos vão ser encaminhados para os circuitos de tratamento, reciclagem, reutilização, aproveitamento de materiais para a indústria, como também para a criação de instalações artísticas e exposições.

Devido à pandemia, nos primeiros meses desta operação de limpeza não será possível integrar voluntários para além dos que já fazem parte destas ações.

A Brigada do Mar é uma ONGD (organização não governamental para o desenvolvimento) que desde 2009 desenvolve acções de protecção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa fora das áreas concessionadas.

​Sob o lema «indignação com acção», a associação já limpou em Portugal mais de 1700 km lineares de costa, retirou mais de 860 toneladas de lixo do areal e com ela colaboraram mais de mais de 6200 voluntários, em mais de 350 dias efectivos de iniciativas de limpeza e sensibilização.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *