Distrito de BragaJustiça

Professoras e auxiliar agredidas por familiares de aluno acusadas de racismo

Duas professoras e uma auxiliar educativa da Escola EB, 2º e 3º ciclos de Lamaçães, em Braga, apresentaram queixa no Tribunal após terem sido agredidas em Junho de 2022 pelos familiares de um aluno que havia sido “admoestado por mau comportamento”. Agora, os familiares do aluno acusam as professoras de racismo.

O aluno do 6.º ano terá utilizado o telemóvel na sala de aula, colocando a chamada em voz alta e em que se terá ouvido a mãe a proferir ameaças contra a professora, “tendo esta pedido que levassem o rapaz ao conselho diretivo, para ser repreendido e, eventualmente, alvo de medidas disciplinares”, avança esta quinta-feira o Jornal de Notícias.

Quando o aluno estava a falar com a directora, a mãe e uma tia terão “ameaçado” e agredido a directora, “atiraram um vaso contra a porta do átrio” da escola “partindo o vidro”, “empurraram e intimidaram” a psicóloga, que tentou acalmar a situação, bem como uma auxiliar.

O caso foi para tribunal, mas em Janeiro deste ano as docentes e a auxiliar foram chamadas à PSP para serem informadas de que iriam ser constituídas arguidas por causa de uma “queixa-crime por racismo e violação da integridade física na forma simples”.

A mãe e a tia do aluno acusam as funcionárias da escola de lhes chamarem “ciganas”. As visadas, citadas pelo JN, dizem que essa versão é “totalmente falsa”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *