EconomiaMobilidade

Procura por transportes públicos aumentou 60% no ano de 2022 face a 2021

Relativamente ao ano de 2021, a procura no Metropolitano de Lisboa, no Metro do Porto e na Transtejo/Soflusa aumentou cerca de 60% em 2022. “Os dados sobre a procura nos transportes coletivos urbanos confirmam a tendência de recuperação do número de passageiros registada ao longo do último ano [2022]”, lê-se no comunicado do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

De acordo com o Notícias ao Minuto, apesar do acréscimo do número de passageiros, “a procura por estes meios de transportes coletivos ainda está aquém da verificada em 2019, quando a operação das empresas ainda não tinha sido afetada pela pandemia de Covid-19”.

Segundo os dados enviados pelo ministério, o número de passageiros durante o ano passado corresponde a 79% da procura em 2019. Foram 217.128 pessoas que adotaram os transportes públicos em 2022, valor muito superior aos 136.104 registados em 2021, mas inferior aos 274.625 apontados em 2019.

“Ao longo do ano de 2022, assistiu-se a uma contínua recuperação da procura nas empresas de transporte público tuteladas pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática. Contudo, no global do ano esta ficou cerca de 21% abaixo do valor registado em 2019, antes da pandemia”, refere o comunicado, sublinhando que foram encaminhados mais de 905 milhões de euros para os transportes públicos, “através do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP) e de dotações extra para manter a oferta durante o período de pandemia”.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *