País

Primavera chega esta noite e traz temperaturas a condizer

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio da primavera acontece hoje às 21h58 (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte.

Este é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador do céu, assinalando o começo da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul.

Nos equinócios o dia e a noite têm sensivelmente a mesma duração. A partir de hoje até ao início do outono, o comprimento do dia começa a ser cada vez maior. Em média, a cada dia há mais 3 minutos de luz solar.

As noites ficam mais curtas devido ao Sol percorrer um arco mais longo e mais alto no céu todos os dias, atingindo uma altura máxima no início do solstício de verão, este ano a 21 de junho.

Observatório Astronómico de Lisboa

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está previsto céu pouco nublado ou limpo para os próximos dias, não se esperando chuva pelo menos até ao fim de semana. As temperaturas vão oscilar entre os 13 e os 17 graus no interior e entre os 17 e os 20 no resto do país. No entanto, as noites prevêm-se frias.

A primavera prolonga-se por 92 dias e 18 horas, até ao solstício de verão que ocorre no dia 21 de junho às 16h54 (hora de Lisboa).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *