EducaçãoPaís

Previstas mais de 3500 reformas de professores este ano

Só este ano já se reformarem 1323 profissionais de educação, 1034 dos quais professores, a média agora está estipulada nos 265 docentes por mês, tratando-se do pior ano desde 2013, fortalecem a ideia de que um futuro tráfico se avizinha.

Em declarações à CNN Portugal, Mário Nogueira, líder da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), indicou que estes números já estavam previstos, tratam-se de docentes com idades acima dos 60 anos, com mais de 40 anos de serviço,  a “quebra da atratividade que a profissão tem tido a desvalorização que a profissão tem tido” é o problema em questão.

Os sindicatos dos professores referem ainda que não há incentivos para manter, nem para cativar novos professores, problemas como deslocações absurdas e com negociações de carreira difíceis são pontos fundamentais que não contribuem para a solução deste problema concreto.

“Enquanto o governo considerar que é este o caminho o que vamos ter, ano após ano, ano após ano, é  professores a reformar-se e são jovens a não virem para a profissão e muitos jovens que já cá estão a abandonar” afirma, o líder da Fenprof.

No final deste ano serão mais de 3000 os professores que passam  à  reforma, até 2030 mais de metade do quadro atual deverá ter passado à aposentação, nos próximos 7 anos será por isso necessário contratar mais de 3000 docentes para os substituir.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *