Montijo

Pressão de água em Pegões será retomada esta quarta-feira

A população de Pegões-Gare queixa-se da falta pressão no abastecimento de água, reclamações que fizeram chegar ao Diário do Distrito através de emails.

«A população de Pegões está há mais de um mês com constantes falhas de água. Um jovem morador publicou um vídeo que me mandaram a mostrar que às 10h00 da manhã já não havia água a não ser umas meras gotas” refere um desses emails.

Neste é ainda apresentada outra preocupação ligada com o facto de a Escola Básica 2/3 de Pegões não ter abastecimento de água suficiente para garantir as medida profiláticas devido ao CORON19.

«Será que não estamos a pôr em risco a saúde pública destas crianças correndo o risco de contrair mais vírus entre outras situações menos agradáveis? Eu sei que a escola não tem culpa de nada e garantem nos que têm gel desinfetante para as mãos com fartura, aquietando a nossa insegurança respondendo as nossas questões via email. E que por enquanto não há risco para as crianças. Mas será mesmo que não há risco para elas? Estamos a ficar preocupadas com esta situação» refere a autora da mensagem que prefere manter o anonimato.

Ao Diário do Distrito o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, explicou que a falta de pressão nas torneiras ficou a dever-se a uma intervenção de fundo que foi feita no reservatório da localidade.

“Era uma intervenção de manutenção para garantir a saúde pública, que estava a ser preparada há cerca de um ano e da qual o município informou em dois comunicados, publicados a 10 e a 28 de Fevereiro, em várias plataformas incluindo a página da autarquia.

Compreendemos a insatisfação das pessoas e um certo aproveitamento político, no entanto, não houve cortes totais no abastecimento, apenas falta de pressão nos andares mais elevados, também porque utilizámos o reservatório de Santo Isidro de Pegões para não deixar a população sem abastecimento.”

Segundo o autarca “embora a intervenção tenha durado cerca de mais uma semana do que esperávamos, contamos que esta quarta-feira, amanhã, no final da tarde, a pressão esteja reposta”.

A demora na obra que se iniciou a 12 de Fevereiro, ficou a dever-se “à necessidade de uma intervenção mais profunda do que a prevista limpeza, impermeabilização e pintura, que passou por mudar as condutas que se encontravam enferrujadas, por componentes de aço inoxidável.”

A próxima intervenção da autarquia ao nível do saneamento básico irá decorrer no reservatório de Santo Isidro de Pegões ainda este ano “mas como estamos sempre a aprender, nesse caso já estamos a tratar do aluguer de bombas para gerar a pressão necessária para os moradores”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *