PaísPolítica

Presidente da República afirma que “visitará” a Ucrânia em 2023

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta terça-feira que visitará a Ucrânia “certamente no próximo ano”, sublinhando que os detalhes da visita ainda têm de ser tratados com as autoridades ucranianas.

“Quanto à visita à Ucrânia, certamente no próximo ano e quando ajustado com o Presidente Zelensky e as autoridades ucranianas”, revelou.

As declarações foram feitas enquanto o Presidente da República falava aos jornalistas na base militar de Caracal, na Roménia, onde se encontram atualmente 212 militares portugueses destacados no âmbito de uma missão da NATO.

Marcelo aproveitou para demonstrar o seu orgulho pelos militares portugueses que se encontram na missão. “Portugal tem confiança e orgulho no seu desempenho”, em tempos que considera “difíceis, críticos e cheios de indefinições”.

Na base militar de Caracal, estão militares dos três ramos das forças armadas portuguesas, sendo a sua maioria composta por militares do exército. No país, estão também 20 operacionais das forças especiais portuguesas no âmbito de acordos bilaterais.

O Presidente da República foi recebido pelo presidente romeno Klaus Iohannis, e ambos tiveram uma reunião particular antes de se juntarem aos militares. Já reunido com estes, Marcelo afirmou que esta visita tem um “significado especial” e “exalta não apenas as boas relações dos dois países, mas também a proximidade”.

“Portugal contribuiu e contribui com um contingente nacional para reforçar a presença de forças multinacionais no flanco sudeste da aliança em território romeno, país aliado e amigo”, acrescentou.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *