AtualidadeDestaque

Precipitação e agitação marítima colocam país sob alertas das autoridades

O agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, leva as autoridades a lançarem alertas.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa alertam para agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias em todo o território nacional, devido à previsão de um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal Continental, entre as 12h00 de amanhã, 23 de dezembro, e as 12h00 da próxima segunda-feira, 27 de dezembro.

Em Portugal Continental prevê-se que a agitação marítima seja caracterizada por ondas provenientes do quadrante Oeste-Noroeste, com uma altura significativa de seis metros e uma altura máxima que poderá atingir os dez metros, com um período médio que pode variar entre os 12 e os 17 segundos.

O vento terá uma intensidade média superior a 90 km/h com rajadas superiores a 140 km/h.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades nas zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação. Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco.

Por sua vez o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera irá colocar oito distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo esta quinta-feira, bem como a Costa Norte da Madeira e o Grupo Oriental dos Açores, estando todo o restante arquipélago sob aviso amarelo.

Entre as 00h00 e as 06h00 de 23 de Dezembro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa e Setúbal, vão estar sob o aviso amarelo por precipitação e agitação marítima.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *