Distrito de Lisboa

Praça do Império em Belém vai ser alterada e brasões ‘colonialistas’ vão desaparecer

A polémica não é de agora, e começou em 2014, quando foi lançada uma proposta para a retirada dos brasões que estão no lago da Praça do Império, em Belém.

Estes brasões florais representam as armas das cidades e capitais de distrito portuguesas e das ex-colónias de Portugal.

O tema tem sido debatido em reuniões camarárias, assembleias municipais e de freguesia mas finalmente as obras vão avançar e os brasões vão dar lugar a um espaço ajardinado, à semelhança do projecto inicial do jardim e da praça quando estes foram criados em 1940 pelos arquitectos Vasco Lacerda Marques e Cottinelli Telmo.

Os ‘novos’ brasões foram colocados no jardim em 1961, quando se assinalou o quinto centenário da morte do Infante D. Henrique.

Agora a Câmara Municipal de Lisboa adjudicou as obras em dezembro de 2020, e estas devem estar prestes a começar.

Circula também uma petição online que até ao momento recolheu cerca de 1200 assinaturas, para que se mantenham os símbolos, considerando «um ultraje ao nosso passado e aos nossos antepassados» a retirada dos brasões do local» e que «o caminho que Portugal percorreu, bom ou mau, é a nossa história, é a nossa identidade e a identidade dos povos e territórios por onde passamos».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

4 Comentários

  1. O que esperar de um presidente da câmara que aos poucos vai apagando a nossa história e sorrindo fazendo se de bonzinho? Que constrói mesquitas em vez de igrejas? Que apoia um ser claramente racista para estar a frente do sos racismo? Mas esperem não posso dar a minha opinião apesar de ter uma esposa negra e estrangeira e claramente eu não ser racista eu não posso comentar senão sou logo taxado de racista não ė isso? Todas as opiniões que divirjam do que eles pensam esse grupo pequeno mas que detém o poder nos somos logo acusados de xenofobia ou racismo quando na verdade tentamos preservar a nossa identidade que aos poucos é apagada.

  2. Parece-me que os citados brasões nos estão a envergonhar do passado.
    Estamos entregues aos bichos, ou talvêz a coisa pior.

  3. Estou muito revoltada por quererem apagar a nossa História de povo orgulhoso do seu passado! Isto é uma ditadura, porque deviam auscultar o povo para se saber se a maioria concorda com este atentado à nossa memória colectiva! Estou profundamente consternada com esta notícia! A nossa linda Praça do Império vai ser demolida! Tenham VERGONHA! Também quiseram mudar o nosso Hino e não conseguiram! Que o mesmo se passe agora! 😭😭😭😭😭😭

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *