DestaqueJustiçaPaís

Portugal vai entrar em três «velocidades» no combate ao covid-19

O pais vai entrar a partir de 1 de Julho em ‘Estado de Alerta’, embora a área de Lisboa e Vale do Tejo passe para ‘Estado de Contingência’, excepção feita para 19 freguesias da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) que vão ter regras especiais.

O incumprimento será punido com coimas segundo anunciou o primeiro-ministro António Costa, cujo valor vai variar entre os 100 e os 500 euros para pessoas singulares e entre os mil e os cinco mil euros para pessoas coletivas.

Estas novas regras foram esta quinta-feira aprovadas em Conselho de Ministros com vista ao combate à propagação da Covid-19 em Portugal.

Explicando que o país vai avançar a ‘três tempos’, com a generalidade do território nacional a passar do atual Estado de Calamidade para o Estado de Alerta já no próximo dia 1 de julho, enquanto a Área Metropolitana de Lisboa (AML) avançará para o “nível intermédio do Estado de Contingência”, e as 19 freguesias de cinco concelhos da AML vão manter-se no ‘Estado de Calamidade’.

Assim, na AML, fica proibida a venda de álcool nas estações de serviço durante todo o dia, está proibido o ajuntamento de mais de 10 pessoas e todos os estabelecimentos comerciais passam a fechar às 20h00, exceto os do setor da restauração, “desde que não se transformem em bares e só façam serviço de bebidas”. Os supermercados também passam a poder estar abertos até às 22h00.

Foi ainda decido que cinco concelhos da região – Lisboa, Sintra, Odivelas, Loures e Amadora – ficaram sujeitos, a partir de terça-feira, a medidas mais restritivas numa tentativa de conter os casos de Covid-19, destacando-se entre elas, a proibição de ajuntamentos com mais de 5 pessoas, o encerramento às 20h00 de estabelecimentos de comércio, retalho e de prestação de serviços e a proibição de venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço ou postos de abastecimento de combustíveis.

LISBOA: Santa Clara; LOURES: Camarate/Unhos e Apelação, Sacavém/ Prior Vellho; SINTRA: Queluz/Belas, Massamá Monte-Abraão, Agualva/Mira Sintra, Algueirão/Mem Martins, Cacém/São Marcos, Rio de Mouro; AMADORA: Alfragide, Mina de água, Encosta do Sol, Falagueira/Venda Nova, Águas Livres, Venteira; ODIVELAS: Odivelas, Ramada e Caneças, Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Pontinha e Famões.

 

MEDIDAS PARA PORTUGAL CONTINENTAL – Estado de Alerta

– Confinamento obrigatório para doentes e pessoas em vigilância ativa;

– mantêm-se regras sobre distanciamento físico, uso de máscara, lotação, horários e higienização;

– Ajuntamentos limitados a 20 pessoas

– Proibição de consumo de álcool na via pública

 

MEDIDAS PARA A AML – Estado de Contingência

– Proibição de venda de álcool nas estações de serviço

– Ajuntamentos limitados a 10 pessoas

– Comércio a encerrar às 20h00

 

MEDIDAS PARA 19 FREGUESIAS CRÍTICAS – Estado de Calamidade

– Dever cívico de recolhimento domiciliário

– proibidas feiras e mercados de levante

– ajuntamentos limitados a 5 pessoas

– reforço da vigilância dos confinamentos obrigatórios por equipas conjuntas da Proteção Civil, Segurança Social e Saúde Comunitária

– Programa Bairros Saudáveis


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *