País

Portugal já tem mais de 700 equipas de intervenção permanente a operar no território continental

Portugal atingiu esta terça-feira a meta das 700 Equipas de Intervenção Permanente (EIP) em funcionamento no território continental, segundo dados do Ministério da Administração Interna (MAI) revelados em comunicado enviado ao DD.

O número foi alcançado com a activação de 22 novas EIP nas regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, num total de 783 já autorizadas pelo MAI, que relembra que a autorização para criar as EIP é tomada “em articulação com as Câmaras Municipais e as Associações Humanitárias de Bombeiros (AHB) envolvidas, traduzindo a aposta do Governo no reforço contínuo do modelo de resposta profissional permanente aos riscos de protecção civil”.

As EIP, cada uma com 5 elementos, “são um dos vários meios em que assenta o modelo de resposta aos riscos de protecção civil – e as 700 equipas agora em actividade correspondem a 3.500 bombeiros profissionais”.

As EIP – criadas no âmbito de protocolos entre a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), as Autarquias e as AHB – visam “melhorar a eficiência da Protecção Civil e as condições de prevenção e socorro em caso de acidentes e catástrofes”.

Os bombeiros profissionais afectos às EIP – cada uma com um número mínimo de efectivos de cada sexo não inferior a 20% desde 2021, para promover a diversidade de género – têm “elevada especialização e competências em áreas diferenciadas para actuarem em diferentes cenários”.

O investimento nas EIP rondará os 60 milhões de euros em 2023, repartido entre o Estado central e as Autarquias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *