Distrito de Leiria

Pombal | Município cria Conselho da Diáspora

Iniciativa serve para estreitar relações com emigrantes

O Município de Pombal vai criar um Conselho da Diáspora para estreitar as relações entre o concelho e as suas comunidades, portuguesas e luso-descendentes, para que estas por intermédio da sua influência e relações profissionais e institucionais, contribuam para a afirmação de Pombal nos países de acolhimento.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal, na terça-feira, 2 de agosto, no Dia da Diáspora, realizado em parceria com a associação “Les Amis du Plateau” no âmbito das seculares Festas do Bodo.

Para além da criação do Conselho da Diáspora, o município irá igualmente desenvolver o programa Embaixadores de Pombal, envolvendo os pombalenses que estão pelo mundo inteiro para ajudar a divulgar e a promover o que existe em todas as freguesias do concelho.

O autarca aproveitou ainda a ocasião para lançar um desafio a todos os pombalenses emigrantes, no sentido de o município promover intercâmbios e geminações com os territórios internacionais onde os mesmos residem, permitindo a criação de laços de cooperação que impulsionem o desenvolvimento de novas dinâmicas culturais, sociais e económicas.

Para Pedro Pimpão, “temos de levar muito a sério a nossa diáspora, todos aqueles que saíram das várias freguesias do concelho, que foram para os mais diversos países do mundo lutar pela vida e onde foram empreendedores”. “Nós temos de os valorizar, temos de os acarinhar”, vincou, adiantando que são “respeitados pelas comunidades onde estão, porque o trabalho que lhes fizeram é reconhecido”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *