BarreiroPolítica

POLÍTICA – JP Barreiro lamenta que município não adira ao Cheque-Veterinário

Em nota enviada à comunicação social, a Juventude Popular (JP) do Barreiro lamenta que o Barreiro não tenha aderido ao Cheque-Veterinário, Projecto Solidário promovido pela Ordem dos Médicos Veterinários, um programa que consiste em uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco – Plano de Cuidados de Saúde Veterinária (PCSV), que permite dotar os Municípios e Juntas de Freguesia com os instrumentos necessários para o cumprimento da legislação em vigor.

Para a JP Barreiro, “perde-se uma grande oportunidade de apoiar as associações de defesa dos animais e famílias carenciadas do Barreiro, que se esforçam diariamente para dar uma vida condigna aos seus animais”.

O PCSV é composto pelo Plano de Cuidados de Saúde Primários (PCSP), que inclui vacinação, desparatização e esterelização, e pelo Plano de Cuidados de Saúde Continuados e de Urgência (PCSVU), que consiste na capacidade de resposta de tratamento médico e de urgência 24 horas aos animais em risco identificados pelas entidades aderentes.

O Cheque-Veterinário destina-se a animais errantes capturados pelos Centros de Recolha Oficiais (CRO), colónias de gatos sob a responsabilidade da autarquia e animais de famílias carenciadas (devidamente identificadas pelo Município aderente, segundo a legislação em vigor).

“Mais grave ainda é haver no Barreiro um Centro de Atendimento Médico-Veterinário que faz parte dessa rede de cuidados, o Consultório Veterinário de Santo António, e o executivo não aproveitar esta oportunidade dentro do próprio concelho” referiu o Presidente da JP Barreiro, Hélder Leal Rodrigues.

A JP Barreiro pretende também ver esclarecida se o Barreiro já se candidatou aos apoios à esterilização de cães e gatos, disponibilizados pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), cuja aplicação se resumia a 8% em todo o país em Setembro passado.

O apoio financeiro, da DGAV, consiste na atribuição de quantias fixas, por cada esterilização: 15 euros para gatos, 35 euros para gatas, 30 euros para cães e 55 euros para cadelas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *