JustiçaPaís

Polícia Judiciária e Francisca Van Dumen usados em tentativa de phishing

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) alerta para uma tentativa de phishing através da internet e em várias plataformas de correio eletrónico.

Conforme a nota da Polícia Judiciária, trata-se de «uma mensagem que usando abusivamente os logotipos da Polícia Judiciária e da Interpol, bem como o nome do Sr. Diretor Nacional da PJ e outras entidades ligadas à justiça, simula uma pretensa convocação.

Esta mensagem é falsa, está inserida numa campanha de “phishing”, e constitui, ela sim, uma quebra de segurança para os utilizadores da Internet e do correio eletrónico.»

A autoridade alerta para que esta mensagem «tem como único propósito a prática de crime de acesso ilegítimo e a captura de dados pessoais das vítimas.

A intrusão passa pela infeção com vírus ou software malicioso (malware) e pode ocorrer em qualquer sistema informático (PC, Tablet ou Telemóvel)».

Em caso de receber este email, «aconselham-se os destinatários deste email fraudulento a não executar os comandos que a mensagem proponha, a bloquear imediatamente o remetente, a reportar o spam e a apagar a mensagem. Não devem clicar em links dela constantes ou abrir qualquer anexo remetido com este tipo de emails.

A Polícia Judiciária desenvolve diligências para identificar a origem e autoria deste tipo de mensagens.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *