País

POLÉMICA – Transladação de José Afonso para Panteão Nacional negada pela família

Zélia Afonso, viúva do cantautor, declarou que não concorda nem foi consultada da intenção demonstrada pela Sociedade Portuguesa de Autores sobre a transladação dos restos mortais de Zeca Afonso para o Panteão Nacional.

Em comunicado enviado às redações, Zélia Afonso referiu que «a decisão só cabe à família» e ainda que «José Afonso rejeitou em vida as condecorações oficiais que lhe haviam sido propostas», tendo sido a seu pedido «enterrado em campa rasa e sem cerimónias oficiais, em total coerência com a sua vida e pensamento».

Para a família, «apesar da meritória intenção que inspira a proposta, é a sua vontade que deve ser respeitada» e considera «fundamental a salvaguarda e fruição da obra de José Afonso e a defesa dos seus direitos de autor, contando para tal com o superior envolvimento do Estado Português e da SPA, nomeadamente para que se garanta a recuperação e preservação das gravações originais».

Esta manhã, em declarações à TSF, a viúva de Zeca Afonso mostrou-se “surpreendida” com a proposta da Sociedade Portuguesa de Autores para trasladação dos restos mortais de José Afonso para o Panteão Nacional.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *