Pico de infeções Covid19 pode ocorrer em Outubro e DGS já foi alertada

O novo pico de covid19 pode vir a ocorrer em Outubro, segundo um grupo de especialistas que já avisou a DGS.

@DI
publicidadeGearbest Alfawise V8S Max UV Sterilization + Disinfectant Disinfection Wet and Dry Robot Vacuum Cleaner promotion
Tempo de Leitura: < 1 minuto

O início do ano lectivo, marcado para 14 de Setembro, pode vir a marcar o início de novo pico de covid-19 três semanas mais tarde, em Outubro.

O alerta foi dado pelo grupo de especialistas que trabalha com a Direção-Geral de Saúde nas previsões sobre a evolução da covid-19 em Portugal.

Ao semanário Expresso, o professor de epidemiologia Manuel Carmo Gomes avisa que o aumento poderá ser «exponencial numa fase inicial, sobretudo nas zonas de maior densidade populacional, nomeadamente Lisboa e Porto», e acrescentou que o risco de contágio deverá manter-se elevado até Fevereiro e aponta como razões de contágio o funcionamento dos transportes e o decorrer das aulas, numa altura em que as pessoas passarão mais tempo em ambientes fechados.

Para conter uma segunda vaga, o Ministério da Saúde promete reforçar cuidados intensivos e laboratórios, apostando no sistema de teleconsultas para doentes que não tenham covid-19. A vacinação contra a gripe será antecipada e alargada a grávidas, funcionários de lares e utentes pertencentes a novos grupos de risco.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira o seu comentário
Nome