Covid-19País

Pico de infeções Covid19 pode ocorrer em Outubro e DGS já foi alertada

O início do ano lectivo, marcado para 14 de Setembro, pode vir a marcar o início de novo pico de covid-19 três semanas mais tarde, em Outubro.

O alerta foi dado pelo grupo de especialistas que trabalha com a Direção-Geral de Saúde nas previsões sobre a evolução da covid-19 em Portugal.

Ao semanário Expresso, o professor de epidemiologia Manuel Carmo Gomes avisa que o aumento poderá ser «exponencial numa fase inicial, sobretudo nas zonas de maior densidade populacional, nomeadamente Lisboa e Porto», e acrescentou que o risco de contágio deverá manter-se elevado até Fevereiro e aponta como razões de contágio o funcionamento dos transportes e o decorrer das aulas, numa altura em que as pessoas passarão mais tempo em ambientes fechados.

Para conter uma segunda vaga, o Ministério da Saúde promete reforçar cuidados intensivos e laboratórios, apostando no sistema de teleconsultas para doentes que não tenham covid-19. A vacinação contra a gripe será antecipada e alargada a grávidas, funcionários de lares e utentes pertencentes a novos grupos de risco.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *