Atualidade

Petição solicita criação de Centro de Métodos Experimentais Não-Animais em Portugal

A ANIMAL, organização não-governamental de defesa dos direitos fundamentais dos animais, lançou a petição «Pela Criação de um Centro Português de Métodos Experimentais Não-Animais».

Aproveitando que esta segunda-feira se assinala o Dia Mundial do Rato, a organização volta a relembrar a importância da criação de um Centro Português de Métodos Experimentais Não-Animais, na petição dirigida aos Presidente da Assembleia da República, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ministro do Ambiente e Transição Energética e Ministra da Agricultura.

No documento, a ANIMAL relembra que «o desenvolvimento de métodos experimentais não-animais está a aumentar a passos largos.

Devido às inovações científicas, os testes em animais estão a ser substituídos por outros métodos em várias áreas, tais como a toxicologia, neurociência, o desenvolvimento de novos medicamentos, entre tantas outras.»

Explica também que «são diversos os métodos não-animais já validados e utilizados em redor do mundo, tais como a cultura de células e de tecidos humanos, modelos informáticos, estudos em voluntárias/os, entre outros, que aliás, estão documentados, inclusive em documentos oficiais da Comissão Europeia» deixando exemplos de vários centros de desenvolvimento de métodos não-animais, em todo o mundo.

«Aquilo que pretendemos é o progresso da ciência, e que este progresso esteja aliado à ética. São muitos os exemplos de testes em animais que atrasaram em vários anos o avanço de vários medicamentos.

A experimentação animal não é nem deve ser vista como um mal necessário. Ela não é necessária. Se o desenvolvimento e trabalho de implementação dos métodos não-animais já validados forem levados a sério, acreditamos que a ciência só ganhará e a Humanidade também.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *