Atualidadecoronavírus

Peregrinos regressam ao Santuário de Fátima e missas voltam a receber fiéis

Missas já podem decorrer com presença de fiéis

- publicidade -

O Santuário de Fátima retoma esta segunda-feira o programa oficial com a presença de peregrinos, que estava suspenso desde 23 de janeiro devido à pandemia de covid-19, garantindo a celebração diária de seis missas e mantendo as regras sanitárias.

Segundo informação no site do Santuário, o programa oficial é retomado «com celebrações abertas aos peregrinos, mas mantendo em vigor as regras sanitárias, que obrigam à manutenção do distanciamento físico entre pessoas que não sejam do mesmo agregado familiar, ao uso da máscara em todos os espaços do santuário, bem como à frequente higienização das mãos».

O Santuário de Fátima vai voltar a garantir seis missas diárias, às 07h30, 09h00, 11h00, 15h00 e 18h30 na Basílica da Santíssima Trindade, e às 12h30 na Capelinha das Aparições, onde se mantém a oração do terço, todos os dias, às 12h00, 18h30 e 21h30, enquanto ao fim de semana haverá terço também às 10h00.

Segundo os responsáveis do Santuário «regressa, igualmente, a oração de Vésperas ao domingo, às 17h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima».

As transmissões da missa das 11h00, e do terço às 18h30 e 21h30 vão continuar a ser transmitidas online em www.fatima.pt, no canal do Youtube, na página do Facebook e no MeoKanal707070.

A missa das 11h00 e o terço das 18h30 terão igualmente transmissão na Rádio e TV Canção Nova de segunda-feira a domingo, enquanto a Rádio Renascença transmite o terço das 18h30 de segunda-feira a sexta-feira.

Durante a Quaresma, o Santuário transmitirá também a via-sacra, às sextas-feiras, pelas 16h00.

Hoje também abre a livraria do santuário, instalada provisoriamente na Casa de São Miguel, enquanto os espaços museológicos do santuário, nomeadamente a exposição temporária “Os rostos de Fátima – Fisionomias de uma paisagem espiritual’, reabrirão a 5 de abril.

Na quinta-feira, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou que as missas com presença de fiéis iriam ser retomadas hoje, observando as orientações da Conferência de 8 de maio de 2020, em consonância com as normas das autoridades de saúde.

«Nesta fase evitar-se-ão procissões e outras expressões da piedade popular, como as ‘visitas pascais’ e a ‘saída simbólica’ de cruzes, de modo a evitar riscos para a saúde pública», refere o comunicado da CEP.

A Assembleia Plenária dos bispos católicos portugueses, entre 12 e 15 de abril, irá reavaliar estas orientações, tendo em conta a situação de pandemia no país.

- publicidade -

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui