Palmela

Percurso pedestre “Jardim de Vinhas” liga Fernando Pó a Poceirão

- publicidade -

O percurso pedestre “Jardim de Vinhas” abre a 1 de maio e será “o primeiro de índole enoturistica na Península de Setúbal, em resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e as adegas aderentes: Fernão Pó Adega, Filipe Palhoça Vinhos, Casa Ermelinda Freitas, Casa DUPÓ e Quinta do Monte Alegre”, explica a nota de imprensa.

Numa extensão de 11,5 kms, os pedestres encontram a “sugestão de visitação aos cinco produtores” , através “de painéis informativos em cada uma das adegas, assim como placas identificativas das várias castas encontradas ao longo do percurso”.

 “Este novo percurso vem reforçar a oferta no quadro do turismo de natureza e do enoturismo, valorizando a atração do mundo rural e das Freguesias de Poceirão e Marateca”, conclui. 

Ficha técnica

Nome do Percurso: Percurso Pedestre “Jardins de Vinhas”

Localização e Região: Fernando Pó | União de Freguesias de Poceirão e Marateca

Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR), Circular, Temática, Pedestre e Ciclável

Pontos de Partida e de Chegada: Fernão Pó Adega | 38.64251, -8.69150

Pontos de Interesse:

Adegas: Casa DuPó, Casa Ermelinda Freitas, Fernão Pó Adega, Filipe Palhoça Vinhos, Quinta do Monte Alegre.

Natureza: Montado de Sobro, Vinhas, Sobreiro de Águas de Moura.

Mais: Sociedade Cultural e Recreativa de Fernando Pó

Distância: 11,5 km

- publicidade -

Duração: 3h00

Desníveis Acumulados: 46 metros

Altitude Máxima: 59 metros

Altitude Mínima: 34 metros

Grau de Dificuldade: II (I -V)

Época aconselhada: Todo o ano; durante os meses de calor aconselha-se que seja realizado ao amanhecer ou ao entardecer, evitando a exposição ao sol e calor.

Como chegar:

De carro, comboio (CP) ou de bicicleta.

De carro, de Palmela: Na N379, no sentido Palmela – Setúbal , chegada a primeira rotunda seguir em frente em direção a Setúbal, passa a segunda rotunda em direção a Setúbal (N252), virando no entroncamento à esquerda, em direção a Poceirão, Estação e Kartódromo. Siga sempre em frente, até ao entroncamento, virando à esquerda em direção a Poceirão e Kartódromo. Continue sempre em frente em direção a Poceirão, passando por Lau e Lagameças. Na reta de acesso à localidade, encontra a adega no lado direito.

De Carro, de Lisboa:

A partir das zonas Centro e Norte de Portugal, deve atravessar a Ponte 25 de Abril ou a Ponte Vasco da Gama, percorrendo as auto-estradas A2 ou A12, respetivamente.

Vindo do Sul, siga a auto-estrada A2. De Évora ou Badajoz, utilize a auto-estrada A6, atravessando o Alto Alentejo e seguindo pela A2.

Sugestão de visitação:

Sugere-se o início do percurso pedestre em Fernando Pó, uma aldeia vinhateira de forte tradição vinícola, onde as vinhas e produção de vinhos dão o mote para o início do percurso “Jardins de Vinhas”, iniciando com uma visita à Fernão Pó Adega para conhecer um pouco mais da tradição vinícola da região.

Um pouco mais à frente, tem também a opção de conhecer a adega Casa Dupó  para uma visita guiada ou uma prova de vinho.

Seguindo as indicações do percurso pedestre, passa por vinhedos e aceiros e também uma zona de Montado, chegando assim a Poceirão. A próxima paragem sugerida é a adega Filipe Palhoça Vinhos, onde pode fazer uma prova de Moscatel de Setúbal.

Retornando o percurso em direção a Fernando Pó, finalize com uma visita guiada à Casa Ermelinda Freitas, para recuperar as energias.

O percurso tem, ainda, uma outra sugestão de visita, que o leva de visita à Quinta do Monte Alegre.

Visitas guiadas nas adegas:
Reserva prévia necessária.
Casa Mãe da Rota de Vinhos:
+351 212 334 398
[email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui