AtualidadeDestaquePolítica

PCP afinal não quer ouvir Zelensky no Parlamento português e critica sanções à Rússia

A conferência de líderes da Assembleia da República reuniu esta quarta-feira para analisar uma proposta do PAN – Pessoas, Animais, Natureza, para convidar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky a discursar numa sessão solene no Parlamento português.

No final, foi dada a informação aos jornalistas de que esta proposta do PAN tinha sido aprovada por unanimidade.

Mas não foi o que aconteceu, uma vez que a proposta teve o voto contra do PCP, posição que foi explicada no final da sessão pela deputada Paula Santo.

«O PCP considera que Zelensky tem tido um conjunto de posicionamentos numa lógica de confrontação, pelo que não concorda com a sua intervenção no Parlamento português.

A Assembleia da República deve ter um papel não para contribuir para a escalada da guerra, da confrontação, do conflito, mas um papel que deve ser de defesa da paz.»

A líder da bancada do PCP justificou que «estas intervenções têm sido tradicionalmente feitas em caso de visitas de chefes de Estado a Portugal, o que não é o caso».

Questionada pelos jornalistas, a deputada comunista insistiu que o PCP prefere que «se avance numa perspetiva de cessar-fogo, numa solução negociada» e criticou ainda as sanções aplicadas à Rússia, considerando «que não contribuem para a resolução do conflito».

Paula Santos teve de referir «a NATO e os Estados Unidos, e a corrida ao armamento, que não serve para terminar uma guerra que não agrada aos povos: ao ucraniano e ao russo».

«Não estamos a defender a paz na Ucrânia desde 24 de fevereiro. Desde 2014 que estamos sozinhos a defender a paz» relembrando «as cerca de 14 mil vítimas mortais do conflito desde essa altura e da anexação da Crimeia».

A proposta do PAN, agora aprovada, segue para o Presidente da República, que se encarregará de fazer o convite para o discurso, por videoconferência.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *