AtualidadeMundo

PCP acusa Mário Machado de ir combater com ‘forças fascizantes e nazis’ na Ucrânia

O PCP emitiu este sábado um comunicado no qual dá a sua opinião acerca da decisão de um juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal sobre a suspensão de pena a Mário Machado.

Para o PCP «a decisão adoptada por um juiz do TCIC de autorizar a ida de Mário Machado para a Ucrânia, dispensando-o das obrigações judiciais a que está sujeito, omitindo que o pedido formulado não se restringe a supostas razões humanitárias, não pode deixar de ser olhada com perplexidade».

Num segundo ponto, o PCP sublinha que «Mário Machado é conhecido pelo seu envolvimento e promoção de actividades criminosas e que estão na origem da sua condenação.

Não é possível ignorar ainda que, invocando questões de natureza humanitária, o que Mário Machado manifesta é o seu propósito de se juntar a forças fascizantes e nazis que combatem na Ucrânia com as quais se identifica e integra».

Por último o PCP «aproveita ainda para referir que a ida de cidadãos portugueses para um conflito armado, em território estrangeiro e sem o envolvimento oficial do Estado Português, não confere a estes a proteção que os mecanismos internacionais conferem a militares de países envolvidos.

Não lhes sendo aplicável, entre outros mecanismos, a Convenção de Genebra, estes cidadãos podem ser tratados como criminosos de delito comum.»

Mário Machado, foi arguido num processo de posse ilegal de arma, discriminação racial, discurso e propagação de ódio na Interne​t, e ficou agora dispensado de cumprir a medida de coacção de apresentações quinzenais numa esquadra de polícia, após ter alegado querer prestar ajuda humanitária, na viagem que realiza com mais quinze pessoas à Ucrânia.

Mário Machado é membro de organizações de extrema-direita e grupos neonazis. Foi condenado por envolvimento na morte de Alcindo Monteiro e é um dos fundadores e antigo dirigente da Frente Nacional, antigo membro do grupo Hammerskins Portugal e fundador e ex-dirigente do movimento nacionalista Nova Ordem Social, suspenso em 2019.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *