AgendaDistrito de Guarda

Pastores de Seia vão subir com os rebanhos a Serra da Estrela

O projeto “assenta num programa cultural em rede e tem como foco a preservação e valorização do território e do património cultural, e da transumância”

No próximo sábado, dia 9 de julho, os Pastores de Seia vão subir com os seus rebanhos para as pastagens de verão, a tradicional Transumância. A subida com os rebanhos, integra a Festa da Transumância e dos Pastores, evento que o Município dedica a esta prática.

A autarquia informa, que o evento será novamente aberto à participação de turistas, numa organização conjunta dos pastores, da Câmara Municipal de Seia e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha.

Durante o evento, os pastores irão desafiar os participantes a serem guardadores de rebanhos por um dia. “Os rebanhos (com mais de 1000 cabeças) provenientes da terra chã concentram-se no largo da câmara, às 07:30h, atravessando a cidade em direção à serra.  Com os rebanhos (ovelhas Serra da Estrela e cabras) ornamentados com os melhores chocalhos, cabeçadas e borlas feitas de lã, pastores e turistas seguirão pelos seculares caminhos da transumância”, informa a organização. 

Segundo a autarquia, a meio da manhã, será servida a merenda do alforge, na Aldeia de Montanha da Póvoa Velha. A subida continuará até a pausa do almoço e dos rebanhos, na ermida da Senhora do Espinheiro. “O momento será de descanso e de convívio, com a degustação de pratos inspirados nas tradições pastoris e usufruto de vários momentos de animação, com um concerto acústico, o Teatro de Montemuro e a libertação de uma ave selvagem recuperada no CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância)”

De acordo com a organização, na parte da tarde, a jornada seguirá em direção à Aldeia de Montanha do Sabugueiro, também conhecida pela aldeia dos pastores, local incontornável da transumância da Serra da Estrela.

A Festa da Transumância e dos Pastores, que congrega a romaria e a subida à serra, integra a rede cultural Terras da Transumância, uma parceria estabelecida entre Município de Castro Daire, o Município de Gouveia, o Município de Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.

O projeto “assenta num programa cultural em rede e tem como foco a preservação e valorização da transumância, do território e do património cultural destes territórios”. Neste âmbito, a Festa da Transumância também contemplará um espetáculo, com o Teatro de Montemuro – “Mentira a Quanto Obrigas”, no dia 8 de julho, pelas 21:30H, na praça do Município.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *