Política

Partido Socialista vai a votos

Os militantes socialistas elegem, entre hoje e amanhã, quem serão os líderes das 19 federações distritais do partido até Novembro de 2024.

Estas eleições federativas do Partido Socialista (PS) serão disputadas por mais do que uma lista nas federações do Algarve, Bragança, Coimbra, Oeste, Setúbal e Porto – esta última a maior federação socialista do país em que o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, terá a oposição de João Pedro Pereira.

No Algarve, o actual presidente e deputado Luís Graça terá como adversário Vítor Aleixo, em Bragança, a deputada e ex-secretária de Estado Berta Nunes enfrenta Bruno Veloso, e em Coimbra o autarca Nuno Mota tem o seu lugar disputado pelo antigo deputado Vítor Baptista.

Em Setúbal, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendes, é recandidato, mas enfrenta a oposição de Helena Domingues. Na Federação do Oeste, a disputa é entre Brian Silva e Pedro Folgado.

De todos os actuais presidentes de federação que se podiam recandidatar agora, apenas dois não o fazem: o ex-secretário de Estado Jorge Gomes, em Bragança, que decidiu afastar-se da primeira linha da actividade política; e Manuel Pizarro, que não vai a votos no Porto para não acumular estas funções com o exercício do cargo de ministro da Saúde.

Os 14 presidentes que se recandidatam são: Luís Graça (Algarve), Duarte Cordeiro (FAUL), Jorge Sequeira (Aveiro), Nélson Brito (Baixo Alentejo), Vítor Pereira (Castelo Branco), Nuno Moita (Coimbra), Luís Dias (Évora), Alexandre Lote (Guarda), Walter Chicharro (Leiria), Pedro Folgado (Oste), Hugo Costa (Santarém), António Mendes (Setúbal), Miguel Alves (Viana do Castelo) e José Rui Cruz (Viseu).

Quanto a novos candidatos sem oposição, registam-se Frederico Castro em Braga, Luís Testa em Portalegre e Luís Machado em Vila Real.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *