Distrito de Setúbal

Parque Natural da Arrábida assinala 43.º aniversário no domingo

O 43.º aniversário do Parque Natural da Arrábida é assinalado domingo, em Setúbal, com um dia aberto de educação ambiental, que inclui um passeio interpretativo a bordo da embarcação Maravilha do Sado.

‘Arrábida Vista do Mar’ é o nome da iniciativa promovida pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e do Ocean Alive.

Para assinalar a efeméride, o ICNF promove um dia aberto à população com um passeio interpretativo a bordo da embarcação municipal Maravilha do Sado, pelo Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, ao largo da praia da Figueirinha, e que, entretanto, já se encontra esgotado.

O Parque Natural da Arrábida deve o seu nome à principal unidade geomorfológica de toda a área, a designada cordilheira da Arrábida, abrangendo os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

A instalação do parque surgiu da necessidade de proteger os valores geológicos, florísticos, faunísticos e paisagísticos locais, bem como da preservação dos testemunhos materiais de ordem cultural e histórica existentes no território.

A diversidade da fauna e flora marinhas é uma das suas características mais marcantes, sendo associadas ao Parque Natural, por exemplo, mais de um milhar de espécies animais e mais de uma centena de algas.

O valor da fauna e flora marinhas existentes na costa é agregado ao Parque Natural da

Arrábida através do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, zona protegida criada em 1998.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *