AtualidadeMundo

Papa pede à Europa generosidade igual para com refugiados africanos e ucranianos

O Papa Francisco pediu este domingo que a Europa seja tão generosa com aqueles que chegam da outra parte do Mediterrâneo, numa referência à migração africana, como está a ser com os refugiados ucranianos.

«A Europa está a receber com muita generosidade os ucranianos que batem à sua porta e espero que também receba aqueles que chegam da outra parte do Mediterrâneo» referiu o líder da Igreja Católica, durante uma conferência de imprensa que realizou no voo de regresso da sua visita de dois dias a Malta.

Já no Centro para Migrantes ‘João XXIII Peace Lab’, em Hal Far, centrou o seu discurso no fluxo migratório para os países do Sul da Europa, lembrando os migrantes que atravessam o Mediterrâneo, rezando pelos que «arriscam a vida no mar à procura de esperança, e a experiência do naufrágio foi vivida por milhares de homens, mulheres e crianças no Mediterrâneo. Infelizmente, revelou-se trágica para muitos deles».

No seu discurso, o Papa Francisco pretendeu «dar voz ao apelo sufocado de milhões de migrantes cujos direitos fundamentais são violados, até às vezes, infelizmente, com a cumplicidade das autoridades competentes».

O Papa participava num encontro com cerca de 200 pessoas acolhidas pela instituição, sobretudo da Somália, Eritreia e Sudão, e defendeu que «é precisou acolher com humanidade cada ser humano, tratando-o pelo que é e não como mais um número» e pediu para que os centros de acolhimento de refugiados sejam «lugares de humanidade, para que estas pessoas possam, no futuro, ser testemunhas e animadores de acolhimento e fraternidade».

Depois do encontro, o Papa acendeu uma vela diante da imagem da Virgem Maria, acompanhado por alguns dos migrantes do centro, proferindo uma oração.

A bordo do avião, no final da visita, o Papa Francisco brincou ainda, afirmando que a sua saúde «é caprichosa», quando questionado sobre os problemas no seu joelho, que ficaram evidentes durante a visita a Malta.

Com Agência Ecclesia


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *