Atualidade

Papa João Paulo II ocultou casos de pedofilia

Segundo uma investigação divulgada este domingo pelo canal de televisão privado da Polónia TVN, o então cardeal Karol Wojtyla tinha conhecimento de casos de pedofilia na Igreja polaca.

Quando era cardeal e bispo de Cracóvia, Karol Wojtyla soube de actos de pedofilia cometidos na sua diocese por padres que foram depois transferidos de paróquia para evitar o escândalo.

Um desses padres terá sido enviado pelo então cardeal para a Áustria. Wojtyla escreveu uma carta de recomendação ao cardeal de Viena, Franz König, sem informá-lo sobre as acusações contra o pároco.

Para conduzir esta investigação, a TVN, através do jornalista Michal Gutowski, reuniu-se com vítimas dos padres pedófilos, familiares e ex-funcionários da diocese. O jornalista também cita ainda documentos da antiga polícia secreta comunista SB e arquivos da Igreja aos quais teve acesso, apesar de destacar que a diocese de Cracóvia lhe negou acesso aos seus arquivos de documentos.

Uma testemunha que não quis ser identificada confirma na reportagem que informou pessoalmente o cardeal Wojtyla sobre os actos de pedofilia cometidos por um padre em 1973. “Wojtyla queria, em primeiro lugar, ter certeza de que não se tratava de uma mentira. Pediu que ninguém fosse informado e disse que se encarregaria do assunto”, contou a testemunha, acrescentando que o cardeal lhe perguntou explicitamente se seria possível manter o assunto em sigilo.

Um livro escrito pelo jornalista holandês Ekke Overbeek, intitulado “Máxima culpa”, será lançado esta semana na Polónia, contendo acusações semelhantes contra João Paulo II.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *