AtualidadePolítica

PAN denuncia descriminação a homossexuais e bissexuais dadores de sangue

O PAN – Pessoas Animais Natureza denunciou esta terça-feira os «sucessivos relatos de descriminação e exclusão de dadores de sangue pelo simples facto de se declararem homens gays ou bissexuais».

Segundo nota publicada nas redes sociais, o PAN denuncia que «apesar das normas atuais de doação de sangue não fazerem qualquer referência a esta proibição, a verdade é que as denúncias continuam a ser sistemáticas, colocando o ónus na sua orientação sexual e não nos comportamentos de risco que pudessem ou não estar em causa».

O Partido lamenta este posicionamento «numa altura em que foram reforçados os apelos para a doação de sangue em todo o país» e questionou o Ministério da Saúde sobre as normas atualmente em vigor para a doação de sangue, quantas denuncias foram feitas sobre a descriminação «face a um alegado ‘grupo de risco’ com consideração preconceituosa sobre o que é ser-se homem gay ou bissexual».

O PAN quer ainda saber quando vão ser tornadas públicas as conclusões dos trabalhos da Comissão de Acompanhamento do estudo «Comportamentos de risco com impacte na Segurança do Sangue e na Gestão de Dadores: Critérios de Inclusão e Exclusão de Dadores por Comportamento Sexual».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *