Palmela

Palmela recebe Jornadas Internacionais ‘Terra, Pedras e Cacos do Garb al-Andalus’

publicidade

O Cinema Teatro São João e o Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, vão receber nos dias 23 e 24, e 25 de janeiro, respectivamente, as Jornadas Internacionais ‘Terra, Pedras e Cacos do Garb al-Andalus’.

Doze anos depois da formação do Grupo CIGA e 20 anos depois da publicação do «Portugal Musulman» de Christophe Picard, estas jornadas pretendem relançar o debate sobre os estudos do período islâmico em Portugal.

No cruzamento entre a Arqueologia e a História, é importante que se perceba o alcance dos trabalhos arqueológicos das últimas duas décadas e o seu contributo para o conhecimento da evolução do território, seja ao nível da paisagem, do povoamento, da organização dos espaços de poder e dos espaços domésticos, em ambientes urbanos e rurais.

A sessão de abertura terá lugar às 9h30 de quinta-feira com uma invocação de Christophe Picard, seguida da intervenção dos elementos do Grupo CIGA: Maria José Gonçalves; Sandra Cavaco, Jacinta Bugalhão, Sofia Gomes, Isabel Inácio, Marco Liberato, Constança dos Santos, Helena CATARINO, Jaquelina COVANEIRO, Susana Gómez, Isabel Cristina Fernandes e Gonçalo Lopes.

As jornadas vão terminar no sábado com a intervenção de Cláudio Torres, arqueólogo fundador do Campo Arqueológico de Mértola.

Ler mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios. Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site