Distrito de SetúbalPalmela

Palmela | Poceirão e Marateca recebem 6,5 milhões para desenvolvimento

A União das Freguesias de Poceirão e Marateca vai receber investimento global de cerca de 6,5 milhões de euros, no âmbito da Operação Integrada Local (OIL) do Município de Palmela e no quadro do Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.

O investimento, “cofinanciado a 100%,” terá “como líder o Município de Palmela, que divide o desenvolvimento de algumas ações com a União das Freguesias de Poceirão e Marateca, responsável pela gestão financeira da operação”.

Esta OIL, com “destinatárias finais”, na “maioria”, as “associações desportivas, culturais e IPSS”, informa município, “assenta numa parceria local com entidades como o IEFP, o ACES ARRÁBIDA e o movimento associativo”. 

“Estas ações dividem-se em sete eixos – ambiente e valorização do espaço público, cultura e criatividade, educação, cidadania e empoderamento de comunidades, emprego e economia local e desenvolvimento social”, esclarece autarquia.

Há a necessidade de regulação e articulação, “na criação ou reforço de sinergias locais”, de modo a evitar “exclusão socio-territorial” e a elevar as “condições de vida das comunidades, a capacitação do território” e o próprio desenvolvimento regional.

O investimento global, das 31 Operações Integradas Locais dos vários municípios da AML, é de 121,5 milhões de euros, a executar até final de 2025.

Os Termos de Aceitação foram assinados numa cerimónia, dia 4 de novembro, em Odivelas, com a apresentação do Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.

No evento, estiveram a AML, “enquanto entidade intermediária, da Estrutura de missão do PRR, dos 18 municípios da AML e de todos os parceiros” e também o Governo, representado pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

“Apoiado através da Componente C3 – Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Mecanismo de Recuperação e Resiliência, constitui uma das respostas de apoio aos Estados-Membros”, reforça o município.

Esta medida, pretende “alavancar e reforçar as economias e as sociedades pós-pandemia COVID-19, complementarmente ao novo quadro comunitário de apoio PT2030”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *