Palmela

Palmela | Balmalla Hisn Al-Rabita, a exposição que atravessa o ano e vai até setembro

Embora o presente ano de 2022 esteja a findar, vai haver uma exposição transata, que estará patente até setembro de 2023 – a mostra ““Balmalla Hisn Al-Rabita. Palmela, um Castelo na Arrábida”.

Esta exposição temporária foi inaugurada no mês de outubro e pode ser visitada no Espaço Cidadão, no coração do Centro Histórico da vila de Palmela. A inspiração é o castelo, “fortificação de origem Omíada (séc. VIII) e lugar de vivências muçulmanas e cristãs, que desempenhava, à época, um papel estratégico na defesa e vigilância de toda a região interestuarina”, explica nota enviada.

Maria João Camolas, vereadora com o pelouro da cultura no município, ressalvou “a importância do Espaço Cidadão e das várias exposições temporárias que já acolheu e que têm retratado a história do concelho”.

Esta mostra permite “observar o reforço da estrutura defensiva do Castelo e o alargamento do espaço entre muralhas, ao longo dos séculos, para diferentes valências”.

Estão patentes “peças arqueológicas, como ferramentas muçulmanas em ferro forjado ou um instrumento de fiação, algumas das quais resultam dos trabalhos de escavação realizados em 2019 no âmbito da intervenção realizada na encosta sul do Castelo e estão expostas ao público pela primeira vez”.

Com entrada livre, a exposição, organizada pelo Município de Palmela, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Para visitas em grupo, devem ser feitas marcações, através do 212 336 640 ou patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *