CulturaGastronomiaPaís

Palmela | Apresentação do Festival Queijo, Pão e Vinho de Quinta do Anjo com várias novidades

Foi hoje feita a Apresentação do Festival Queijo, Pão e Vinho de Quinta do Anjo, onde contou com a presença de Francisco Macheta Presidente  da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (A.R.C.O.L.S.A), Álvaro Manuel Balseiro Amaro Presidente da Câmara Municipal de Palmela, António Manuel Caeiro Mestre, Presidente da Junta de Freguesia da Quinta dos Anjos e Luís Miguel Calha, Vereador da Câmara Municipal de Palmela.

O Festival Queijo, Pão e Vinho 2023, principal montra dos produtos regionais de qualidade, irá decorrer de 31 de março a 2 de abril, em S. Gonçalo, Cabanas, Quinta do Anjo, em um espaço que sofreu obras de melhoramento no sentido de aumentar o conforto dos presentes no festival.

“Preservar e criar condições e valorizar a marca queijo de azeitão. 100% produzido no concelho de Palmela, sublinhando a importância da tradição e das origens”, afirma o Presidente da CM de Palmela.

O mesmo indicou também que a maior presença no festival remete à Margem Norte de Lisboa, contudo pretende ir mais longe e atrair mais pessoas de outros pontos de Lisboa e do país.

Terá a possibilidade de obter uma pulseira que dará livre acesso durante os 3 dias, com oferta de um copo reutilizável, terá o valor de 2 euros. As pulseiras já estão à venda na Junta de Freguesia de Quinta Do Anjo e Arcolsa e na Casa Mãe Rota dos Vinhos.

Álvaro Manuel Balseiro Amaro realçou a importância da sustentabilidade, afirmando haver necessidade de continuar a usar o espaço, onde poderá ser utilizado para eventos polivalentes. 

Ainda relativamente à preocupação da sustentabilidade, no festival será utilizado um copo plástico reutilizável, dispensando os copos descartáveis.

O Município irá dispor também de um  vai e vem gratuito que irá transitar entre o Palmela, Quinta do Anjo e Cabanas. O mesmo irá partir do Largo de S.João e os horários serão sexta das 20h às 23h30, sábado das 16h às 23h e domingo das 16h às 21h

Os visitantes terão a oportunidade de ver a produção do queijo até mesmo a tosquia das ovelhas, e  ainda corrida de ovelhas.

“Uma festa segura para toda a família”  afirma o Presidente da Câmara de Palmela, após relembrar e apelar para a saída das famílias a estes eventos após tempos difíceis que foram passados na pandemia.

O festival terá 39 Stands, queijo, pão, vinho, doçarias e mel.

António Manuel Caeiro Mestre, Presidente da Junta de Freguesia da Quinta dos Anjos  afirmou ainda  que O Festival Queijo, Pão e Vinho é classificado, uma vez mais, com o selo de Eco Evento sendo uma das mais valias deste festival, apelando ainda para a consciência dos visitantes na ajuda da sustentabilidade, fazendo a separação devida dos resíduos.

Algo de extrema importância também referido, o consumidor final poderá ter contacto com o produtor. “perceber que esse contacto pode ser muito importante para alavancar os nossos pequenos produtores que não conseguem estar nas grandes cadeias de distribuição” apela Francisco Macheta Presidente da A.R.C.O.L.S.A.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *